quinta-feira, 23 de abril de 2015

Exposição "25 de abril"


A Biblioteca está a celebrar a Revolução dos Cravos.
Trabalhos dos alunos e objetos de época enriquecem a exposição. Aparece ... e aprecia!











quarta-feira, 22 de abril de 2015

Exposição do 25 de abril na tua BE.

Visita a exposição na Biblioteca!


terça-feira, 21 de abril de 2015

A Revolução dos Cravos



"Alemão a Caminho"

As turmas de 6º ano participaram em workshops interativos: a língua e a cultura alemãs foram apresentadas aos alunos de uma forma lúdica. Uma experiência enriquecedora, que decorreu na BE, proporcionada pelo Goethe-Institut







quinta-feira, 19 de março de 2015

Há Páscoa na BE






A Primavera está a chegar!

A Primavera já chegou à Biblioteca:




Há Matemática ... na BE!

Visita a Biblioteca e descobre a Matemática que existe à nossa volta. 





terça-feira, 10 de março de 2015

Intercâmbio Escolar

Uma pequena exposição assinalou na BE a visita dos alunos da Europaschule Köln, uma escola da cidade de Colónia, que há doze anos mantém intercâmbio com os alunos de Alemão.



"Orienta-te"... na BE

A exposição reúne trabalhos dos alunos do 7º ano, elaborados na disciplina de Geografia. 






terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Autor do Mês

Álvaro Magalhães, nascido no Porto em 1951, é considerado um dos mais originais escritores portugueses. Publicou, desde os anos 1980, cerca de 80 obras para jovens e crianças, entre contos, poesia e narrativa juvenil.





"Jardim do Amor"

Até uma árvore desabrochou neste jardim da Biblioteca, para sustentar as mensagens gravadas nos mais bonitos, diversificados e coloridos suportes, vindos de todas as escolas do Agrupamento. E foi assim que se assinalou o Dia de S. Valentim.










segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

"O Mocho Sábio"

A autora,  Beatriz Lamas Oliveira, apresentou o livro e as ilustrações (também da sua autoria) e conversou com alunos do 2º ciclo. 



 




Oficina de Leitura Dramatizada

A leitura, sempre. 
Desta vez, foram os alunos da turma 8ºA que experimentaram ... leram ... e apresentaram diferentes tipos de textos. Uma sessão orientada pela professora Fernanda Martins. 







quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Tertúlia: Jardim do Amor

No âmbito das comemorações de S. Valentim, o 7º A e o 8º C desafiaram
todos os alunos do Agrupamento a colaborarem na construção de um
JARDIM DO AMOR.

Assim, no dia 12 de fevereiro, para materializar este JARDIM, os alunos 
do 7º A, 7º B, 8º C e 9º E reuniram-se na BE numa alegre tertúlia
sobre o amor, onde partilharam os trabalhos realizados nas aulas de 
Português com todo o entusiasmo. 
Depois de apresentada a Lenda de S. Valentim, foram declamados 
diversos poemas dos próprios alunos ou de autores consagrados. 
Não podemos deixar de sublinhar a grande criatividade dos nossos 
pequenos poetas.






Aqui fica uma pequena amostra dos textos partilhados:

                        Amor,
É a arte de beijar,
Sem resistir à tentação
De se divertir com paixão.
É agir sem pensar
Sem perder a alegria
De tanto namorar.
E viver na fantasia
Sempre em boa companhia.
                              (Jorge Ferreira, 7º A)

Com o teu jeito romântico,
Encantaste o meu coração,
Mostraste-me novos sonhos
E trouxeste-me emoção.

Não posso saber o futuro
Mas agradeço o presente
E peço que para sempre
Sejas amor do meu coração.
                                   (Ana Beatriz, 7º A)


O amor é um sentimento
De fantasia e realidade
É a alegria de saber
Que alguém nos ama de verdade.
                                (Carolina Lopes, 7º A)

O amor é uma paixão. (António M. Martins, 9º E)

Te amei no passado.
Te amo no presente.
Se o futuro permitir,
Te amarei eternamente.
                   (Regina Carneiro, 9º E)


O amor quando se revela
Não se sabe revelar
Sabe bem olhar p’ra ela
Mas não lhe sabe falar.

Quem quer dizer o que sente
Não sabe o que há-de dizer
Fala: parece que mente
Cala: parece esquecer
                          (Fernando Pessoa – seleção de Sofia Rebelo, 8º C)


Amor verdadeiro
Sentimento sem igual
Algo feiticeiro
Para o bem ou para o mal.
                           (Eva Gonçalves, 7º B)

Seguiu-se a construção do JARDIM DO AMOR, também com os trabalhos que chegaram das demais escolas do Agrupamento. Um muito obrigado a todos os participantes.