segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

1º/2º anos - EB 1 de Quintão 1 - Lobo "Mau" Xau-Xau de Franclim Neto

Na floresta da Lobolândia vivia o lobo Xau-Xau, muito triste e desiludido porque não tinha amigos.
.
Passeava pela floresta à procura de amigos, mas quando abria a boca e mostrava os dentes todos os bichos que viviam na floresta fugiam e até as árvores tremiam de medo.
O lobo não queria acreditar no que lhe estava acontecer, mas decidiu que ia continuar a teimar; ele queria ter amigos.
.
Uma tarde passou perto de umas ovelhinhas e cordeirinhos que estavam a pastar e disse-lhes que queria ser o lobo Bom Pom-Pom e brincar com todos eles, mas nenhum quis ser seu amigo. O lobo, muito triste e pensativo, continuou a caminhar pela floresta.
.
Depois de muito andar avistou o coelhinho branco a comer uma cenoura e perguntou-lhe se queria ser seu amigo. O coelhinho ficou muito assustado e desatou a correr, não fosse o lobo papá-lo.
.
O lobo, tristíssimo e desesperado, disse-lhe que não queria fazer-lhe mal, só queria ser seu amigo. O lobito Xau-Xau afastou-se pensando que a vida era muito cruel e continuou a caminhar…
A certa altura, muito lá ao longe, ouviu ladrar um cão e lembrou-se que talvez ele quisesse ser seu amigo. Então, o lobo desatou a correr ao encontro do cão. Mas não adiantou nada, o cão também não quis ser seu amigo.
.
O lobo voltou a afastar-se e andou, andou e quando já estava muito cansado deitou-se à sombra de um sobreiro. Quando acordou olhou à volta e viu três porquinhos que tomavam banho no rio limpinho que passava ali perto e pediu para serem seus amigos. Os porquinhos viraram-se e ao verem o lobo desataram a correr e esconderam-se numa casinha de pedra.
.
Era mesmo difícil arranjar amigos e o lobo começou a chorar e resolveu caminhar até à sua toca.
No caminho encontrou o Capuchinho Vermelho que chorava porque estava só, a sua avó tinha desaparecido. O lobo consolou-a e prometeu-lhe que ia procurar a avó. E encontrou mesmo a avó numa gruta. Muito feliz, o lobo levou a avó ao Capuchinho Vermelho.
.
Os três abraçaram-se e…o lobo olhou à sua volta e viu todos os animais da floresta que agora acreditavam que o lobo era mesmo bom.
.
Fim