segunda-feira, 24 de maio de 2010

1º/2º anos - EB 1 de Quintão 1 - A Menina Que Detestava Livros

Era uma vez uma menina que se chamava Mina. Essa menina detestava ler e detestava os livros.
Na sua casa havia livros em cima das prateleiras, em cima das mesinhas-de-cabeceira, em cima das cristaleiras, nas escadas, no sofá, no chão, dentro de armários, no frigorífico… por todo o lado.
Os pais de Mina passavam a vida a comprar livros e, ainda os iam buscar à Biblioteca. Eles liam ao pequeno-almoço, ao almoço e ao jantar.
Mina não gostava de ler nem de ouvir ler, tapava os ouvidos sempre que alguém lhe queria ler uma história. Ela detestava mesmo os livros!
Em casa de Mina vivia um gato chamado Max que também detestava livros porque quando era pequenino caiu-lhe um livro pesado em cima da cauda.
Uma manhã, antes de preparar o pequeno-almoço para si e para o gato Max, Mina teve que desviar vários livros e revistas para procurar os alimentos para o pequeno-almoço. Entretanto, o pequeno-almoço ficou pronto e Mina chamou pelo seu gatinho. O gatinho não aparecia e a menina procurou-o por todo o lado, mas Mina só encontrava livros. De repente, ouviu o gato miar lá para o lado da sala de jantar e viu o gato em cima de uma pilha de livros de histórias, de contos de fadas e livros de aventuras.
Muito aflita, Mina sossegou o gato e começou a subir a pilha de livros e a certa altura faltou-lhe o pé num livro e lá foram os livros pelos ares.
Os livros abriram-se e pessoas e animais começaram a cair das páginas dos livros. Mina ficou espantada! Como era possível?
Pela sala havia coelhos, macacos, um elefante e outros animais que estragavam os móveis e as coisas da mãe.
A menina ficou tão aflita que pediu a todos os animais que fossem outra vez para os livros, mas eles não foram.
Então, Mina resolveu pegar num livro e começou a ler, os animais foram ouvi-la e pararam de fazer asneiras. Conforme ia lendo os livros, os animais iam entrando na página a que pertenciam. A sala estava quase vazia, só um coelhinho estava junto dela. Só faltava ler um livro e Mina abriu-o e o coelhinho também saltou lá para dentro. Mina ficou tão triste! Então, de repente, olhou para os livros e continuou a ler, a ler, a ler…
Ao fim da tarde chegaram os pais que encontraram a sala toda partida e no meio da sala, sentada no chão, estava Mina a ler um livro.
Que felizes ficaram os pais!