terça-feira, 25 de janeiro de 2011

EB 1 de Quintão 1 - 2º/3º anos - Turma C

Costumes e tradições da Beira Alta

Na área de Estudo do Meio estudámos o tema “Costumes e tradições das diferentes regiões do país”.
A mãe da nossa companheira Margarida que é natural da freguesia de S. João de Lourosa, Concelho e distrito de Viseu veio falar-nos dos costumes e tradições e mostrar-nos algumas gravuras de monumentos históricos da sua região.
A senhora começou por declamar um poema dedicado à cidade de Viseu e depois contou-nos a Lenda de Viseu.
De seguida, informou-nos que Viseu é uma cidade muito antiga, com monumentos muito ricos e conhecida como a “cidade das sete torres”. A senhora trouxe-nos fotografias da Sé Catedral, do Museu Grão Vasco, da igreja da Misericórdia e da Cova de Viriato.
Em Viseu realiza-se a feira de S. Mateus de 14 de Agosto a 21 de Setembro e é uma feira secular.
Desde o ano de 1662 que se realizam festividades das Cavalhadas de Vildemoinhos que tiveram origem em desavenças entre agricultores e proprietários de moinhos. As pessoas de Vildemoinhos vinham à cidade com animais e carroças engalanados. Actualmente há um desfile de carros alegóricos, grupos de bombos, cabeçudos, gigantones, fanfarras, ranchos folclóricos e espectáculos variados para animar estas festividades.
Na gastronomia destacam-se alguns pratos típicos: cabrito assado, trutas de escabeche, vitela assada… Na doçaria são famosos: os viriatos, castanhas de ovos de Viseu, lampreia de ovos, leite-creme, pastéis de feijão…
No artesanato destacam-se os bordados de Tibaldinho, os tapetes de Arraiolos, as rendas de bilros da Torredeita, a cestaria de Vildemoinhos e a louça preta de Molelos.
Foi bom recebermos a mãe da Margarida, assim ficámos a conhecer mais coisas sobre esta região de Portugal. Também achámos as fotografias dos monumentos da cidade de Viseu, das peças de artesanato e das Cavalhadas de Vildemoinhos muito lindas.