domingo, 26 de outubro de 2008

6º B - Uma Aventura na Biblioteca

Era uma Sexta-feira à noite. A Mariana e a Inês encontraram-se no portão da escola às 21:30h e, envolvidas na confusão da saída do turno da noite, entraram na escola - a primeira etapa estava passada com sucesso, ninguém deu por elas.
Esconderam-se no polivalente, à espera que o Sr. Luís desse a última vistoria à escola. A segunda etapa estava completa - só ficaram as duas na escola.
Estavam prontas a passar para a terceira etapa - entrar na biblioteca. Teriam agora de ir buscar as chaves à recepção. Finalmente conseguiram entrar na biblioteca.
- Uau, já viste isto Inês?
- Não, nunca vi isto! É muito mais fixe quando não há os "berrinhos" e "risinhos" do pessoal da cantina aqui ao lado.
- Será que os livros falam à noite?
- Isso é que vamos ver!!!
A biblioteca estava escura, metia medo, os grandes cortinados pretos tapavam as luzes da escola por detrás das grandes vidraças.
De repente ouvem murmúrios do lado esquerdo dos computadores, vindos dos livros de História.
A Mariana e a Inês aproximaram-se e verificaram que os sons vinham mesmo de lá. Então ouviram isto:
- Eu tenho a certeza que o meu rei D. João V foi mais importante que o teu D. José I. E tenho a certeza que o Convento de Mafra é melhor que o Aqueduto das Águas Livres.
- Ai é!!! - E eu tenho a certeza que a tua monarquia era pior que a minha.
E a Inês interveio:
- Desculpem meus senhores, mas tudo isso foi importante.
Logo que ouviram a Inês, calaram-se.
-Oh! Por favor, não se calem!
Mas eles calaram-se mesmo.
Então, elas afastaram-se e os livros pensando que se tinham ido embora, voltaram a falar.
- Ah! Ah! Ah! Agora apanhámo-vos! E não se podem esconder que nós já vos vimos!
- Vocês são dois livros muito interessantes na aprendizagem dos alunos, não podem discutir.
- Tens razão, realmente não devemos discutir.
- Oh não! Já viste as horas Mariana?! Temos de ir embora.
- Adeus livros, ainda nos havemos de encontrar outra vez.
E foram-se embora.
Na Segunda-feira seguinte, foram à biblioteca e estava tudo normal, contudo as duas meninas sabiam que ali havia um grande segredo.