sábado, 26 de março de 2011

Uma viagem pela Europa

Um dia, decidi viajar pela Europa e cá vou eu...
Antes de iniciar a minha viagem, planeei muito bem a minha digressão, ou seja, elaborei um plano onde referia os países europeus que pretendia conhecer melhor: Alemanha, Áustria, o país da música e das valsas de Strauss, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Itália, Luxemburgo, Reino Unido e a Suécia, os meus favoritos.
Levei comigo um gorro, agasalhos, uma bússola para me orientar, uma câmara fotográfica para depois recordar os lugares maravilhosos por onde passei, uns óculos de sol, um telemóvel para contactar com a família e os amigos, um chapéu e, para tirar todos os apontamentos, um caderno.

Comecei esta minha aventura, mas não sozinho, a bordo de um peugeot 206 com o meu amigo Francisco Amado (Ai, que dois!) até ao nosso país vizinho Espanha, cuja capital é Madrid e onde vive o melhor tenista do mundo Rafael Nadal. Visitámos um museu onde a amior parte dos quadros eram do famoso pintor Picasso. Que pintuar esquisita!
De seguida dirigimo-nos para Barcelona, onde fomos assistir a um jogo de futebol em Camp Nou. Adorámos o jogo, pois foi um verdadeiro espectáculo de futebol.

Viajamos depois para França, segundo país da nossa rota, onde ficámos hospedados em casa da minha tia Alice e onde deixámos o nosso automóvel. Fomos até à capital. Ah! Como era lindo Paris e os seus celebérrimos monumentos, tais como o Arco de Triunfo; o Museu do Louvre (o maior museu do mundo), a Torre Eiffel, a Catedral de Notre Dame, entre outros. Jantámos num restaurante típico, onde comemos os famosíssimos crepes e um queijo muito cremoso chamado "Caprice des Dieux".
Que delícia! Mas, antes de regressarmos a casa, fomos dar uma volta de bateau mouche no rio Sena. Paris era mesmo a cidade luz, pois estava tudo iluminado.
No outro dia, assistimos a um torneio de ténis no Rolland Garros e fomos à DisneyLand Paris. Maravilha!

De Paris, fomos apanhar o TGV na estação Euro star até ao Reino Unido, atravessando o túnel da Mancha. Foi uma experiência emociante! Em Londres, o Francisco adorou ver os cavalos da Guarda real. Vimos o Big Ben, visitámos o Museu de Cera, admirámos a roda gigante "London eye" e não resistimos a assistir a um jogo no conhecido estádio de Old Trafford do Manchester United.

Cansados da capital britânica, viajámos de avião até à Belgica, onde se situa a sede da UE e cuja capital é Bruxelas. Ficámos orgulhosos por saber que o presidente da UE é um português: o Dr. Durão Barroso. É um país famoso pelos seus saborosos chocolates e foi onde nasceu a personagem "Tintin" que todos conhecemos. Reparámos que os belgas adoravam batatas fritas. (Também nós).

Prosseguimos a nossa viagem até à Dinamarca. A sua capital é Copenhaga. Foi neste lindo país que nasceu o escritor de contos infantis Hans Christian Andersen. Há muitos anos atrás aqui lutaram os vikings.

Depois, sempre emocionados, viajámos até Berlim, capital da Alemanha onde admirámos o rio Danúbio e o Reno. Que linda paisagem! Foi neste país que nasceu Beethoven, o grande compositor de música clássica. Fomos ainda dar um saltinho até à Áustria, o país da música e das valsas de Strauss.

A nossa viagem continuou e chegámos a Roma, a capital da Itália. Fomos conhecer e investigar o Coliseu de Roma, monumento antigo em ruínas. Continuei a tirar fotografias de tudo o que viamos, como por exemplo a tão conhecida Torre De Pisa. O meu amigo Francisco estava curioso em relacção à Cidade do Vaticano, por isso lá fomos nós. A praça estava cheia de turistase assistimos a uma bênção do Papa.
Gostámos muito.

Apanhámos o avião e partimos para o Luxemburgo, onde visitámos o meu tio. Repáramos que era um país muito limpo e organizado.

Lá fomos nós para outro país: Suécia. Aterramos na sua capital, Estocolmo, onde se situa a "fábrica - mãe" da marca Sueca Volvo, onde encontrámos variadíssimos modelos de automóveis: Volvo v50, Volvo C30...Como gostaria de os conduzir!!!

Finalizámos a nossa expedição pela Europa, deslocando-nos até à Finlândia. Instalamo-nos numa pousada de juventude, pois não restava dinheiro para um Hotel. Descobrimos que Nokia é o nome da aldeia finlandesa onde foi fundada a fábrica de telemóveis com esse nome. Os Finlandeses adoram corridas de esqui e muitas florestas e lagos (187.888), descobriram a sauna e todos têm uma em casa. Tem pilotos de rali muito famosos como Marcus Grönholm, Pauli Toivonen, etc.

Cansados desta longa viagem, regressámos a França para voltarmos a Portugal, a nossa querida terra natal, a bordo do nosso carro. Vonhamos cansados, mas mais "sábios", pois aprendemos muitas coisas por onde passámos, e com a minha máquina cheia de recordações. Foi uma viagem esplêndida!

O recém-chegado, José Manuel Dias Pinheiro