quinta-feira, 23 de junho de 2011

EB 1/JI de Bom Nome - Turma 4º X

Sou um homem primitivo

O meu nome é Vanus Vénious e vou ser o vosso guia nesta visita ao “ Reino Primitivo”. Os meus amigos também vos vão ajudar a conhecer “o nosso Mundo” e o meu adjunto neste regresso ao passado é o Mars Takei.

Vivo na floresta Vínious, onde há muitos habitantes divididos em duas tribos: a Salu Dea e a Jilfa Mila. Embora divididas, as pessoas das duas tribos têm uma certa amizade. E alguns até estão casados!

Moramos em lugares escondidos para nos defendermos dos inimigos e das feras, no fundo das cavernas, onde também fazemos pinturas rupestres.

Para nos alimentarmos, caçamos com os paus afiados animais selvagens que assamos nas fogueiras (miam, miam, que bom!). Também pescamos nos rios com esse instrumento saborosos peixes e ainda colhemos frutos e folhas das árvores para comermos.

É ao rio que vamos buscar a água que queremos beber, mas às vezes é difícil apanhá-la, pois este corre muito depressa. A água é transportada em folhas e objectos de pedra que fabricamos. É a Natureza que nos sustenta.

Quando alguém morre, costumamos fazer uma dança típica à volta da pessoa, que depois é enterrada numa anta.

No casamento da rainha, todos os habitantes trazem uma oferta gloriosa para que a rainha se sinta mais alegre. O rei usa uma coroa feita de flores e folhas que para nós simboliza a felicidade. É sempre uma festa muito divertida e emocionante.

Finalmente, na floresta Vínious, todos os habitantes vestem-se com peles de animais e o rei usa ainda um longo manto feito com peles dos animais mais ferozes.

É assim que eu vivo com os meus amigos no “Reino Primitivo”.
Aqui estou eu com o meu “adjunto” Mars Takei no fim da nossa viagem ao passado.

José Manuel Pinheiro